Seja bem vindo, você também

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O fona

Olá, à todos!

As vezes algumas lembranças antigas permeiam a nossa mente e nos traz certas recordações que valem a pena registrar aqui.
A imagem das bolinhas de gude no chão representa uma das brincadeiras de criança do meu tempo.
Já faz tempo que não vejo essas bolinhas e nem sei se as crianças ainda brincam dessas coisas, e também não sei se lembro direito de todas as regras, mas vou tentar descrever pelo menos uma que ainda acho que me lembro.
Para começar, nós conhecíamos essas bolinhas de gude, como “peteca”. E um dos jogos era denominado “bidé”, também não sei se é assim que se escreve.
O bidé, consistia de colocarmos a maior “peteca” a uma certa distancia, e íamos jogando um a um uma bolinha em direção ao bidé, e a medida que ninguém acertava, as bolinhas iam-se acumulando, e consequentemente aumentando gradualmente as chances desses acertos, e sempre que acertávamos alguma bolinha, tínhamos o direito de recolher a própria bolinha jogada, assim como as que teriam sido tecadas. E no caso de acertar o bidé, todas as bolinhas eram recolhidas por quem o acertasse, exceto o bidé.
Bolas de gude no chão
Nesse jogo era comum que ninguém queria ser o primeiro a jogar, devido, no início do jogo, só haver o bidé para ser acertado, daí existia uma hierarquia de rodízio, de acordo com quem solicitava primeiro sua posição na hora de jogar, e o primeiro a pedir sempre queria ser o fona (ultimo), o próximo optava por ser o antes fona, e assim ia-se decrescendo de acordo a quantidade de garotos até chegar ao ultimo, que nesse caso era o primeiro a jogar.
A estratégia do que jogasse primeiro, era a de tentar acertar o bidé ou no caso de errar, tentar deixar sua "peteca" na frente do bidé, pois assim reduziria a possibilidade de que alguém o acertasse, e na sua próxima jogada, tendo bastante bolinhas, aumentar-se-ia assim suas chances de acertos. Muito legal, valeu a pena ter relembrado isso.
A imagem das bolinhas de gude é uma modelagem 3d e foi feita no Blender. A textura do chão é uma foto minha.
Por enquanto é só, espero que tenham gostado, e sintam-se sempre a vontade para dar suas opiniões com comentários.
Clique nas imagens para ampliar, obrigado pela visita e voltem sempre.

9 comentários:

  1. Olá Tito!
    Confesso que o teu blog é um desafio para mim, porque em termos de desenho e imagens em 3D eu sou leiga, mas aprecio bastante. Irrita-me um pouco não saber como se faz...;-))
    Este teu texto sobre bolas de gude é muito interessante, e acho que bolas de gude são aquilo a que nós chamamos aqui em Portugal de berlindes, um jogo infantil que tantas crianças jogavam, mas que sinceramente nunca mais vi nenhuma criança jogar. É triste, porque era um jogo infantil que treinava a estratégia, a noção de dimensão espacial e a destreza manual.
    Acho que a tua foto do "chão" realça ainda mais a beleza dos berlindes.
    xx
    PS- Só para dizer que adorei as figuras musicais.E como alguém disse, daria de facto um belo quadro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura!
      Antes, é um prazer tê-la como seguidora do blog.
      Em relação aos 3ds, não é difícil de aprender, no entanto consome um pouco de tempo para alguns trabalhos. Mas é bem divertido, e o resultado é sempre surpreendente.
      Quanto as bolinhas, realmente são a mesmas berlindes sim, e os joguinhos eram, de fato muito legais.
      Abraço e volte sempre.

      Excluir
  2. Olá Tito, que bela descrição de tão belo jogo. Eu sempre andava com uma sacolinha cheias de bolinhas de gude, e sabia fazer as trocas, andava feito um menino sapeca rsssssssssssssssssss Se formos lembrar de todas as brincadeiras que ficaram no esquecimento teríamos muito a contar e recordar.Tempo maravilhoso. Quanto as imagens em 3D são muito interessantes, o que deixou sua postagem mais rica. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Marli!
    Seja sempre bem vinda.

    ResponderExcluir
  4. Eu lembro! Mas hoje não se vê mais - talvez ainda nas cidades do interior onde não existe muito Smartphone - rss.
    Tem algo parecido com as bolinhas de gude num joguinho chamado 'deixe menos'. As bolinhas são iguais e vamos pulando para deixarmos o menor número possível. Tenho um aqui, é ótimo!
    Seu desenho está lindo, que efeito!!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tais!
      Não conheço o "deixe menos", mas são todos muito bons mesmo.
      Abraço.

      Excluir
    2. Conhece, sim, eu é que não sei o nome certo... é uma esfera de pedra, com vários buraquinhos e o mesmo número de bolinhas (de gude), menos a central. Vamos pulando as bolinhas até conseguirmos deixar o menor número possível. Alguns conseguem deixar 2 bolinhas, esse é gênio! rss

      Abraços!!

      Excluir
  5. Dê uma olhada no endereço e vá no número 4: "Resta um" é o nome do joguinho!

    http://sacolaludicadamonoludica.blogspot.com.br/p/jogos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visitei o blog, que é bem divertido, e vi o jogo. Realmente não me recordo dele. Acho que estou ficando velho mesmo! rss.
      Mais uma vez, obrigado, Tais. Abraço.

      Excluir