Seja bem vindo, você também

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Logotipo 3d

Olá...
Explicando como esse logo foi criado.
Eram por volta de 2:00 hs. de uma terça feira quando

Logo para Sistemas de Informação
li um e-mail da professora da ultima matéria do meu curso de design gráfico. A matéria em andamento era de técnicas de animação, e no e-mail ela pedia-me que fizesse um logo para a turma de sistemas de informação para que esse representasse a mesma em um workshop, cujo aconteceria na próxima quinta feira.
O logo (briefing, reduzido) deveria ser simples, mas que tivesse sentido: transmitisse uma informação de interação entre homens e máquinas.


Fui dormir já pensando em alguma coisa, e no dia seguinte comecei a rabiscar no papel algo que pudesse expressar tal informação, e aos poucos o logo foi ganhando forma, e a noite enviei o primeiro modelo para que ela desse sua opinião a respeito (técnica de brainstorming, reduzida). Em seguida ela sugeriu que eu reduzisse o corpo do bonequinho (logotipo), pois estava desproporcional, e que no dia da apresentação, eu deveria explicar as razões de como ele foi criado.
Reduzi um pouco, na verdade o fato de aumentar o cubo que representava o corpo do boneco, eu decidi em ultima hora após fazer vários renders, e como não havia com quem discutir sobre o assunto por conta do horário que costumo usar o computador (quase todo mundo dormindo), achei que estava melhor que o protótipo inicial e acabei escolhendo aquele, mas aí, após essa segunda opinião, voltei ao modelo inicial: diâmetro da cabeça igual aos lados do cubo. Logotipo pronto, enviado e bem aceito pela turma, só faltava a explicação.
As apresentações foram feitas inicialmente por quatro grupos de alunos, ficando a minha para o final, que segue:
Após os cumprimentos de praxe, iniciei com o exemplo de como se comportaria um grupo de pessoas que estivessem trabalhando em uma gráfica, imprimindo e encadernando jornais, os quais deveriam estar prontos, sem falta, as cinco da manhã. Mas que no decorrer da noite acontecesse um terremoto, e que pela lógica, todos abandonariam seus postos e correriam para fora do prédio por medo desse desabar em cima deles. Mas a máquina, a qual foi programada para tantos minutos de impressão, continuaria a imprimir imparcialmente como se nada tivesse acontecendo, e que nada a pararia a menos que houvesse um corte de energia, ou mesmo o prédio caísse sobre ela e a danificasse.
Em seguida exemplifiquei uma maquete do mesmo prédio, onde as pessoas fossem representadas por esferas, e a maquina, por um cubo. E então, ao suspender um lado da mesa com um movimento que representasse o terremoto, e na qual estaria a maquete, todas as esferas interagiriam com o desnível da mesa e rolariam porta a fora tal como as pessoas fariam, já o cubo, continuaria lá imparcial como uma máquina, e só mudaria de posição se houvesse um sacolejo bem grande mesmo.
Usando esse raciocínio eu mostrei que o cubo do logo, representa as máquinas, a esfera, as pessoas, o "S" que conecta a esfera ao cubo, representa a interação, e/ou ligação entre homem e máquina. E o resultado do conjunto, é uma figura estilizada, composta pelas duas iniciais das palavras Sistemas de Informação, de um humanoide que, ao mesmo tempo que descansa uma das mãos apoiadas na máquina (quadril), segura simbólica e desconfortadamente com a outra mão, um celular, cujo é uma máquina e este, está, de certa forma lhe causando algum tipo de benefício.


As cores também foram escolhidas como complemento da informação; onde o vermelho da esfera representa o sangue, a vida, a parcialidade dos homens em mudar de rumo segundo suas necessidades. O preto do cubo significa o quanto as máquinas são cegas e imparciais, só fazem o que foram previamente programadas a fazer, nunca mudam de opinião ou desviam seu curso por conta de algo mais importante. E, por fim, o amarelo do "S" simboliza a cor dos metais das placas dos circuitos impressos eletrônicos.


Final da apresentação, todos entenderam e gostaram também, e no final a professora fez-me um elogio: - "Muito boa sua apresentação, não pensei que fosse ser tão bem explicado". No dia seguinte seria o meu ultimo dia de aula do curso no qual já me formei e sinto saudade.
Esse também foi feito no Blender.
Por enquanto é só, e espero que gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário