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sábado, 9 de maio de 2015

Atendimento preferencial

Olá, à todos!

As vezes eu não consigo entender, porque que algumas coisas tão simples e fáceis, parecem serem tão difíceis de entender. E com certeza você também não deva estar entendendo o meu excesso de entenderes, mas vou exemplificar aqui, e assim vai ficar mais fácil de você... (melhor não, já tá demais). Então tá! - A dúvida é sobre os atendimentos preferenciais; Ex. Em um supermercado com vários caixas, e consequentemente o mesmo número de filas, uma para cada caixa, existe sempre uma tímida placa, em um dos cantos superiores do ambiente, com alguns símbolos desenhados, que com certeza muita gente não entenda ou talvez nem veja mesmo tal placa, onde diz ou pelo menos tenta dizer, que algumas pessoas, dependendo do seu estado atual ou permanente, tenha atendimento preferencial.

No caso dos supermercados, existem, além destas, outras placas sobrepostas em alguns caixas, dizendo que aqueles são os caixas rápidos, e que são destinados apenas às pessoas que têm até dez itens em suas compras. E é aí que já começa uma confusão, pois é muito comum ver “mulheres grávidas” com carrinhos de compras enormes, se dirigirem à esses caixas, achando que ali também terão atendimento preferencial já que se “encontram grávidas”. E é claro que a pessoa que atende ali, tenta explicar, que ela pode ser atendida em qualquer outro caixa, exceto naquele e geralmente causa um pouco de constrangimento para “ambos”, o que não é muito bom para a imagem da loja.

Já em alguns bancos, que com certeza são gerenciados por pessoas pouco cuidadosas sobre esse assunto, costuma existir um ou mais caixas eletrônicos com aquela placa ridícula em cima dele, “indicando” que somente naqueles caixas os atendimentos devam ser preferenciais, e podem ser usados apenas por pessoas que necessitem desse tipo de atendimento, e é aí que começa outra confusão, pois as vezes estes caixas mesmo se encontrando totalmente vazios, muitas pessoas ficam intimidadas à os utilizarem, possivelmente com medo de serem multadas como se fosse uma vaga de estacionamento, o que é totalmente diferente, pois nesse caso, o correto e o melhor, é que essas vagas estejam sempre vazias e disponíveis para que seus legítimos usuários as possam encontrá-las facilmente.
Cadeira de rodas modelada no Blender 3d
Mas em alguns casos acontece exatamente o contrário, principalmente em dias de pagamentos de aposentados, quando muitos clientes preferenciais se encontram no banco, e as filas que indicam serem exclusivas para eles estão longas demais. E mesmo estes clientes tendo prioridade em qualquer caixa, ficam intimidados à tentarem ser atendidos em outras filas, pois novamente correm o risco de serem constrangidos pelos outros usuários, e muitas vezes, até mesmo pelos funcionários dos bancos, quando lhes indicam que seus caixas “são aqueles, e não estes”.

Outro dia, após enfrentar uma maratona de um dia de filas e correria a vários pontos da cidade, em um sol de rachar, e sem ter tempo nem mesmo para comer nada, consegui renovar minha carteira de habilitação em um único dia, o que considerei um recorde, e fui informado a voltar com duas semanas para ver se estava pronta, e assim o fiz.

Após duas semanas lá estava eu de novo no final de uma fila de uns vinte metros de comprimento, muito cansado e a escutar alguns comentários dos outros que se encontravam próximos a mim, de que já estavam com trinta dias e seus documentos ainda não tinham chegado, mas que só poderiam ter certeza mesmo quando chegassem lá no balcão. E aquilo foi aumentando minha fome pois já era horário pós almoço e ainda não tinha comido nada de novo, mas mesmo assim continuei me mantendo otimista de que a minha já estaria lá, pois tinha consultado na internet e o processo já havia sido encerrado.

Ao chegar mo meio da fila, um conhecido meu que tinha também renovado a sua carta no mesmo dia que eu, e que é cliente preferencial, foi logo atendido e me deixou mais aliviado ao dizer que a sua já estava pronta.
Bom! - O tempo passa, o tempo não voa, e a minha paciência já não continuava assim tão numa boa ... até que consegui ser o terceiro da fila; o primeiro já estava sendo atendido, tinha um outro na minha frente, e eu seria o próximo:
Mas eis que chega um rapaz, digo rapaz devido o mesmo aparentar dentre vinte e quatro a vinte e oito anos, portanto muito jovem ainda, e também muito alto e muito forte. Com uma aparência de militar, no entanto vestindo roupas civis, com uma criança no colo, o que seria perfeitamente normal se a criança que o mesmo segurava não fosse tão grande.

O menino que ele segurava, ou melhor, tentava segurar no colo devia ter uns nove anos de idade, e era também bem crescido e também pesado, pois o rapaz, mesmo sendo muito forte, vez por outra o colocava no chão para dar uma descansada e logo a seguir colocava nos braços de novo, para que assim o atendente lhe reconhecesse como cliente preferencial. E logicamente, que o pessoal que estava atras de mim, mesmo estando todos cansados, começaram a fazer pequenos comentários a respeito e também a rir daquela cena “estranha”. E o fato é que na hora de assinar os papéis, por mais que ele tentou, não conseguiu fazer com a criança nos braços, e teve que deixá-lo próximo ao balcão, onde o mesmo transitou livremente, sem portanto apresentar nenhuma característica de uma criança especial. Eu ainda pensei em fazer uma piada e perguntar se a carteira era para ele ou para a criança, mas fiquei com medo de apanhar lá fora, e preferir deixar essa passar. rs
Para finalizar, deu tudo certo, a minha também estava pronta.

A imagem da cadeira de rodas é uma modelagem 3d, e foi feita no Blender.
Bem pessoal, por enquanto é só, e se quiserem comentar e/ou acrescentar alguma informação sobre esse tipo de atendimento, sintam-se a vontade para fazê-lo, pois aqui todos os visitantes são preferenciais. rss
Obrigado pela visita, abraço á todos, e espero que tenham gostado.

4 comentários:

  1. O medo de apanhar do rapaz da fila foi o melhor.. rs..
    Então, eu percebo que estas filas preferenciais são muito desorganizadas, na verdade, não deveriam existir se fossemos uma população mais generosa e de bom senso. Eu costumo frequentar pouco o mercado ou o banco, mas posso falar do ônibus e do metrô, onde temos uma média de 2 assento preferenciais para 15 (não sei ao certo), o que não significa que somente grávidas/idosos/deficientes/com crianças de colo possam sentar, na verdade é preferencial e não exclusivo. Até entendo que essas classes têm uma prioridade maior, mas acredito que deva existir bom senso, é o que falta. Na filas, acho que o rapaz com o garoto de 9 anos, deveria sentar e aguardar a vez, o banco nem poderia recebê-lo, as vezes nem filho é, só pegou emprestado como se fosse um objeto.

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    1. O que considero um problema, é que muitos locais designam um único box como preferencial, como se os outros box também não o fossem, o que ocasiona um transtorno quando vêm vários clientes preferenciais ao mesmo tempo.
      Valeu, Bárbara. Obrigado pela visita!
      Abraço!!!

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  2. Tito, tenho observado que essas filas preferenciais demora muito mais do que as filas convencionais, pois é uma caixa só para um batalhão. E as outras, além das pessoas serem mais rápidas no que procuram, há várias caixas à disposição. Observo com frequência isso.
    Ótimo texto, outra vez!

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    1. Pois é, Tais!
      Pelo pouco que entendo da lei, todos os setores, assim como todos os "guichês", têm atendimento preferencial. Obviamente que deva também haver bom senso por ambos os lados para que não haja injustiça aos outros usuários. E com certeza com todos compartilhando do mesmo entendimento dos nossos direitos, a coisa possa fluir de um jeito que todos nós saiamos ganhando.
      Obrigado pela sua participação no blog, e grande abraço!

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