Seja bem vindo, você também

sábado, 28 de março de 2015

Plebiscito: Xeque mate

Olá, à todos!

Apenas como esclarecimento, queria dizer que não é objetivo desse blog tratar de assuntos relativos a conceitos preconcebidos como religiosidade e política, no entanto para fazer esse texto acabei por recorrer a uma citação bíblica, e tentar expor melhor minha opinião a respeito do que penso sobre plebiscito, ou à essa tal de consulta popular que foi sugerida pelo governo logo após as manifestações de 2013, e que parece já está caindo no agrado de muita gente, e do qual sou particularmente contra e vou explicar aqui o porque.

E sendo este um tema político, vou tentar manter o máximo de imparcialidade possível, afim de que o meu texto não desvirtue do intento a que esse blog foi proposto.
Bem, primeiramente, já participei de três plebiscitos, e em apenas um deles a minha idéia bateu com a dos da maioria. Portanto, apesar de votar consciente, parece que meu modo de pensar, não é muito popular. Mas deixando o meu gosto de lado, vou expor abaixo minha citação do que mencionei acima, e de ante mão, queria explicar que esta é uma versão de uma das bíblias que baixei gratuitamente no smart (assunto de outros posts).

Mateus: 27. 19. E estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não te envolvas na questão desse justo, porque muito sofri hoje em sonho por causa dele.
20. Mas os principais sacerdotes e os anciãos persuadiram as multidões a que pedissem Barrabás e fizessem morrer Jesus.
21. O governador, pois, perguntou-lhes: Qual dos dois quereis que eu vos solte? E disseram: Barrabás.
22. Tornou-lhes Pilatos: Que farei então com Jesus, que chama Cristo? Disseram todos: Seja crucificado.
23. Pilatos, porém, disse: Pois que mal fez ele? Mas eles clamavam ainda mais: Seja crucificado.
24. Ao ver Pilatos que nada conseguia, mas pelo contrário que o tumulto aumentava, mandando trazer água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Sou inocente do sangue deste homem; seja isso lá convosco. Bíblia JFA Offline. Autor: Deus Programador: Marcel Rocco Versão: 3.2.4

E outra vez esclarecendo; embora eu não seja um leitor frequente da bíblia, já ouvi tantas histórias relacionadas a mesma, que sempre que preciso de um dos seus exemplos para uso no meu dia a dia ou para tentar explicar algo à alguém, acabo por recorrer a ela, pois sei que esses exemplos estão lá, são fáceis de encontrar, e este, além de ser um livro que existe em todo lugar é também muito convincente.

Em relação ao exemplo do plebiscito acima, é possível perceber claramente, que o “propósito” ou o resultado dos mesmos, muitas vezes vão além do que realmente pareça ser a verdadeira vontade do povo. E aqui mesmo no estado do Pará, houve recentemente uma consulta popular em prol de uma decisão de dividir ou não o estado. Mas antes que as opiniões fossem levadas às urnas, foi feito todo um “preparativo político” para que o resultado acontecesse exatamente como os governantes queriam, que era o de não dividir o estado. No entanto, só os que moram nas regiões mais distantes da capital, e mesmo que sejam estas também  as mais ricas e mais extensas do estado, é que sabem os sérios problemas que existem aqui.
Tabuleiro de xadrez com peças a maisE depois que saiu o resultado, que aliás já era previsto, e algumas contestações feitas contra o “modelo que foi desenhado” do tal plebiscito, inclusive considerado também inconstitucional pelos que eram a favor da divisão, os do “contra” alegaram que a opinião do povo era soberana e que o assunto estava encerrado.

O plebiscito sobre o sistema de governo brasileiro, entre presidencialismo, monarquia e parlamentarismo, foi outro em que as campanhas que deveriam serem feitas apenas para explicar como cada um deles funcionava, foi outro que deixaram rolar solto, onde a do presidencialismo, ao contrário das outras duas, ao invés de explicar apenas como o mesmo funcionava, induzia o publico a votarem nesse sistema, que aliás já era um velho conhecido nosso. E no final ficou tudo do jeito que já estava, o que foi uma grande decepção para quem ansiava por mudanças.

Agora, para finalizar e dar um xeque mate, e erradicar qualquer possibilidade de manifestação nas ruas contra qualquer decisão tomada “pelo governo”, estão alimentando aquela ideia de que falei no início, onde sempre que quiserem aprovar, mudar, ou criar alguma lei, de que isso seja feito através da tal consulta popular. Porém o que não podemos esquecer, é que “eles” foram voluntários ao se candidatarem aos cargos que hoje exercem, e que são pagos com altíssimos “salários”, e que são os verdadeiros e legítimos responsáveis pelas decisões a que forem tomadas para o “país”, e também que são conscientes de quaisquer efeitos que possam vir a ocorrer na opinião publica em decorrência das suas decisões, ao invés de simplesmente lavarem as mãos, pois somente assim, continuaremos tendo o direito de podermos protestar contrariamente se discordarmos delas, porque acho que o futuro de um país, das dimensões do Brasil, não pode ficar a mercê de consultas populares onde sabemos que a maioria sempre vence, e que dentro dessa maioria, ainda consiste nos dias de hoje, de uma outra maioria, que infelizmente, é totalmente suscetível a manipulação “política”.

Quero também deixar claro aqui, que esta é apenas minha opinião pessoal sobre o assunto, e que não estou fazendo nenhum tipo de campanha contra ou a favor, pois sei que todos somos livres para analisarmos e decidirmos o que é melhor para nós. Mas preferia que fatos que mudam para sempre nossas vidas, devessem ser “decididos” apenas por votos de pessoas conscientes, e não o contrário como é o que parece “acontecer” hoje no Brasil.

A ilustração desse post, é uma modelagem 3d feita no Blender, e editada no Gimp.
Desde já agradeço a todos pela presença no blog, e sintam-se a vontade se quiserem deixar suas opiniões através de comentários, e/ou marcando os quadradinhos abaixo.
Clique nas imagens para ampliar, e grande abraço.

8 comentários:

  1. Um post muito complicado para mim, como portuguesa, comentar. Nós aqui não costumamos ter plebiscitos. Tudo fica decido nas eleições, e mesmo matérias fracturantes acabam por ser apenas debatidas e depois cada partido adoptará as suas posições com vista à eleição seguinte. Talvez que um governo parlamentar, como nós temos aqui, faça com que tanto se decida no parlamento, enquanto com um governo presidencialista, possam surgir mais complicações sobretudo porque o Brasil é um país imenso, com muitos estados e com muitas peculiaridades.
    Interessantes questões, Tito!
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura!
      Devido ser um tema político, é mesmo difícil de ser discutido até aqui no Brasil, pelas ideias de todos serem muito pessoais. Mas fiquei muito agradecido pelo seu comentário, inclusive quero lhe pedir desculpas pela demora em responder, e o motivo é que eu esperava mais algumas opiniões sobre o assunto, e queria ficar imparcial nas respostas.
      Muito obrigado e grande abraço!

      Excluir
  2. Oi Tito,
    Um texto muito bem construído, que me chamou atenção pela qualidade.
    Eu também gosto de recorrer alguma passagem bíblica quando preciso de alguns exemplos. São fáceis de encontrar e de grandes ensinamento.
    Não sou leitora frequente, mas conheço diversas passagens da bíblia. Não sigo região, assisto reuniões bíblicas uma vez na semana pra me fortalecer, creio na palavra do Criador, e é dela que eu retiro forças e alimento pra alma e grande exemplos pra mim seguir.
    A respeito do plebiscito eu acho que o povo nunca vai ter o prazer de dar o resultado final. A vontade do Governo é a decisão final e ninguém faz nada pra mudar. Espero que um dia isso muda... Eu acho que são os desejos de todos os Brasileiros votos conscientes e não contrários,
    Gostei muito do tabuleiro de xadrez.

    Um abraço e ótima semana!
    Blog da Smareis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Smareis!
      Peço desculpas a você pela demora em responder seu comentário, e também agradecer pela sua participação.
      Muito obrigado e seja sempre bem vinda ao blog.
      Abraço grande!

      Excluir
  3. Olá, Tito

    Vim te ler, e desejar, que tenhas um fim de semana, agradável.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, José Maria!
      Eu tô devendo algumas visitas a seu blog, mas não me esqueci não. Logo logo estarei passando por lá, para ler um pouco também.
      Abraço grande.

      Excluir
  4. Esqueci de dizer: volte ao blog com mais frequência!
    Escreva mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô voltando sim, Tais!
      Ultimamente tenho descoberto, por meios de alguns feedbacks do que escrevo, que as minhas idéias têm realmente uma certa importância para algumas pessoas, porém, cada mídia onde podemos expor nossas opiniões, têm um propósito específico à que foram designadas, e no momento, os blogs combinam mais com o que escrevo do que as que tenho experimentado atualmente.
      Obrigado, Tais! Grande abraço.

      Excluir