Seja bem vindo, você também

domingo, 28 de dezembro de 2008

Números coloridos


Neste exercício, a modelagem 3d quase não foi utilizada, com exceção da construção do tabuleiro, todos os números foram adicionados com o auxílio da ferramenta texto do blender com pequenas alterações de extrusão e bevels, assim como suas cores.

A parte que considerei mais interessante para meu aprendizado foi no posicionamento individual dos números, pois iniciei em uma janela errada e tive que recolocá-los um a um em seus respectivod lugares usando simultaneamente os três eixos de rotação.

Essa é uma das imagens que ha tempos tenho guardado na memória e sempre sentindo vontade de um dia expressá-la de forma colorida e alegre, e hoje finalmente com meus agradecimentos a Deus, ao Google, ao Blender e àspessoas que acessam meu blog, sinto o prazer em postá-la.

É uma história longa e talvez não represente nada pra maioria das pessoas epor isso resolvi não esticar muito o assunto, mas só pra resumir; me apaixonei pelos quadrados mágicos desde que os vi pela primeira vez por volta de 1981... faz tanto tempo que nem sei que revista era. O fato é que memorizei a sequencia dos números dos quadrados ímpares e vi que funcionava pra qualquer tamanho, até cheguei a desenvolver uma fórmula matemática pra saber o resultado de um quadrado que eu não lembrasse. Claro que essa fórmula já deve existir... e também não sei se funciona pra todos os quadrados, mas deixa pra próxima...

Para quem não conhece o quadrado mágico, ele é composto de linhas, colunas e diagonais de números, e o resultado da soma dos números das tais é sempre igual. Deixei quatro números fora, mas apenas três completam corretamente as lacunas vazias, se você quiser tentar, é bem fácil... nota: com minhas desculpas aos matemáticos, meu conhecimento é apenas empírico. Espero que gostem. Grato. Tito.

2 comentários:

  1. gostei do tabuleiro, aliás, de todas. Tô seguindo bem de pertinho esperando mais novidades

    ResponderExcluir
  2. Os pontinhos do mapa estão aumentando

    ResponderExcluir