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quinta-feira, 19 de março de 2015

Deslizando vértices nas arestas.

Olá, pessoal!
A postagem de hoje, embora diferente das ultimas que tenho feito, e que pareça estar fugindo um pouco do foco do blog, é na verdade um “recall” desse foco. Ou seja, esses assuntos é que deveriam serem os mais frequentes nos posts, só que no decorrer desses temas que venho postando aqui, andei percebendo que tenho mais facilidade em me expressar sobre outros assuntos, e terminei por seguir outro “caminho”. E como sou eu mesmo o administrador do blog, e também por não ter tido reclamações por parte dos que preferiam os primeiros temas, acabei gostando e fiquei. Mas hoje, resolvi relembrar, e fazer esse post em forma de dica de modelagem, e aproveitar também para mostrar um pouquinho de como funciona esse processo.
O processo de modelagem 3d se torna mais e mais interessante à medida que aumentamos o nosso aprendizado, e por outro lado, é também interessante para quem está iniciando já que tudo é novidade, portanto, de um jeito ou de outro, seja em que nível estivermos nos conhecimentos das técnicas, estamos sempre nos surpreendendo com coisas novas e bem simples, mas que, por desconhecermo-las fazem muita falta quando precisamos delas.
Editando vértices no Blender 3d
A modelagem dessas peças de xadrez, foi um desses momentos, onde tive algumas dificuldades ao modelar o bispo, visto que o mesmo tem uma fenda inclinada na parte superior, e na hora de dividir e inflar a malha (subsurface), as bordas da fenda ficavam enrugadas e muito feias.
Tentando encontrar uma solução para o problema, primeiramente tentei aumentar a pressão da aresta que contorna a fenda (shift + E), mas não funcionou, depois dupliquei a sub divisão das superfícies, e também não deu certo. No entanto, tendo certeza que existia uma forma de resolver isso, fui abrindo os sub menus das arestas e vértices, até que descobri que podia deslizar, tanto com as  arestas pela malha, coma também com vértices pelas arestas. E para isso, bastava selecionar o item (aresta ou vértice), pressionar as teclas shift + V, colocar o mouse próximo ao local onde pretendia que o mesmo (item) ficasse, deslizá-lo com o uso do mouse, fazer os ajustes necessários e dar um enter para fixá-lo no local.
Ah, sim! - Para fazer a fenda, eu usei o método de subtração, no qual um objeto é colocado no local onde se quer subtrair o seu volume de um outro objeto, e aplica-se o modificador de diferença. E acho que essa é a primeira vez que utilizo esse método, pois o resultado da malha, é sempre duvidoso, e precisa ser consertado, e costuma dar o mesmo trabalho de quando é feito normalmente, só que nesse caso facilitou bastante, devido a ajuda do deslizamento das vértices pelas arestas.
Bem pessoal, apesar de toda a trabalheira e novos recursos usados na modelagem do bispo, o resultado ainda não ficou nem um pouco bom. Tem muitos erros aí que, com certeza, qualquer profissional da área condenaria na hora, mas para o que eu pretendia fazer, acho que ficou bom por enquanto. De qualquer forma, esses materiais ficam arquivados em modo de edição, e sempre que precisar, eu posso reeditá-los e melhorar suas características.
Esse tabuleiro com todas as peças de um jogo de xadrez,  está sendo feito no Blender 3d, e vai ser utilizado para ilustrar o texto de um futuro post para este blog.
Por enquanto é só. Fico agradecido pelas suas visitas, e sintam-se a vontade se quiserem dar suas opiniões.
Clique nas imagens que elas ampliam, e até a próxima.

8 comentários:

  1. Depois de tanta trabalheira, você ainda diz k seu trabalho não está perfeito. Olha, os Árabes têm um provérbio, k diz assim: "perfeito mesmo, só Deus".

    Abraço!

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    1. Oi, Céu!
      Pela forma que me expressei, pareceu até que "estou" exigindo demais dos meus trabalhos, mas estava me referindo apenas à malha do objeto, que ainda está apresentando algumas rugas que preciso corrigir. Mas como uma ilustração simples, tá bom sim.
      Muito obrigado pela sua participação, e seja sempre bem vinda.
      Grande abraço.

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  2. Estes posts são um pouco difíceis para mim, já que não entendo muito, no entanto gosto de aprender, e tu explicas muito bem! Incrível como se podem fazer todos esses modelos através do computador, algo que para mim continua a ser "chinês", porque sou uma verdadeira "Luddite" no que às novas tecnologias diz respeito.
    Só sei que o bispo do jogo de xadrez me parece uma peça de difícil modelação, e pelos vistos foi, mas deve dar um imenso prazer quando se chega a um belo resultado final.
    Parece que o bispo vai ficar em stand by, mas eu que não entendo nada achei perfeito.
    Obrigada, Tito, gosto muito da forma simples e tão eloquente como explicas os processos.
    Bom fim de semana!
    xx

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    1. Olá, Laura!
      Ver o resultado pronto é mesmo muito prazeroso. E por ser um trabalho de criação, acaba que cada etapa do objeto, a ser finalizada, passa a ser um desafio à parte, e como não é possível pular nenhuma dessas etapas, o trabalho todo, torna-se realmente um grande prazer. Inclusive, esse programa que uso é de código aberto, pode ser baixado e usado livremente e sem custos, os únicos requisitos são, um bom computador, um pouco de tempo livre para pesquisar e praticar, e muita paciência. Eu recomendo. rss
      Mas o bispo precisa ainda de uns retoques, e ficou mesmo em standy by.
      Obrigado e grande abraço.

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  3. Oi, Tito, dei um zoom no desenho para entendê-lo melhor. Sempre dou uma passada por aqui para captar algo de novo. Naturalmente queimo alguns neurônios, não é muito fácil, mas um pouquinho saio entendendo, o que já é bastante válido. Você é bastante minucioso.
    Grande abraço, e valeu por mais essa!

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    1. Pois é, Taís!
      Apesar desses trabalhos exigirem um pouco de minuciosidade, as vezes sinto que exagero demais nessas minúcias e acabo demorando além do tempo nas finalizações, mas tanto o desenrolar do trabalho, quanto ver o resultado pronto é muito prazeroso.
      E eu é que agradeço por mais essa participação.
      Grande abraço.

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  4. Olá Tito! Como não entendo da arte, lamento só poder dizer que ficou muito bonito.

    Abraços,

    Furtado.

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    1. Não se preocupe, Rosemildo!
      Sua visita e participação no no blog, já me deixa muito agradecido.
      Muito obrigado, e grande abraço, e seja sempre bem vindo.

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