Seja bem vindo, você também

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Aerobarco de brinquedo 3d.

Olá, à todos!

Esse barco de brinquedo, foi criado a partir de uma necessidade didática emergente no sentido participativo de um grupo de três jovens à uma feira de ciências, a qual o projeto inicial não deu certo, e pelo pouco tempo que ainda restava até o dia do evento, fiz a sugestão desse modelo, visto que cumpria as exigências do professor, e poderia ser feito em tempo record.
Já se passava do meio dia quando elaboramos a relação dos materiais a serem comprados, e no final da tarde iniciávamos a confecção do protótipo, pois logo à noite teria que se fazer um vídeo dele funcionando e cujo deveria ser levado na manhã seguinte para que o professor desse seu aval de aprovação ou não, para que pudesse expor o mesmo no próximo fim de semana.
Aerobarco de brinquedo feito com garrafas plásticas
Logo no início da noite o barquinho estava pronto e ao fazer o teste drive, funcionou perfeitamente como deveria, exceto pelo fato de que as pilhas começaram a esquentar e sair fumaça. Como estávamos lidando com água, resolvemos adiar os consertos para o dia seguinte, no entanto ainda tínhamos que fazer o vídeo para levar pela manhã ao professor. E mais uma vez tivemos a brilhante ideia de usar um ventilador na parte de trás do barco, assim o vento empurrava o barco, ao mesmo tempo que a hélice giraria, dando a entender que o mesmo estaria andando sozinho. E assim foi feito, e deu certo não fosse por apenas um único probleminha que surgiu na hora da filmagem: é que em certas partes do vídeo, a pessoa que segurava o ventilador, e ao mesmo tempo que tentava protegê-lo da frente da câmera para que este não aparecesse na filmagem, ficava girando em torno da pequena piscina, e em certos momentos o barquinho aparecia andando de lado como um caranguejo, isso sem falar no áudio, em que a mesma perguntava; - E se eu pegar um choque? Foi bem engraçado ver o vídeo, quase morri de rir. O fato que é que o professor não percebeu a "fraude", no entanto no dia seguinte consertamos tudo, e os jovens alunos tiveram sua participação com êxito na feira.
O Aerobarco é uma modelagem 3d e foi feita no Blender. Foi baseado no protótipo real, no qual foram utilizadas garrafas descartáveis, varetas de bambu, ligas elásticas (elásticos), um cooler e pilhas.
Por enquanto é só, grato pela visita, espero que gostem, e sintam-se a vontade para opinar.
Clique nas imagens para ampliar, e voltem sempre.

11 comentários:

  1. Gostei do jeitão do barco.
    Parece um hovercraft ou aerobarco....
    A sua narração dos testes é que valeu a postagem.
    O importante é criar.
    Abraços e bom fim de semana!
    vitornani.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo um aerobarco, e a filmagem do teste foi realmente bem engraçada.
      Obrigado "Vitor Nani".

      Excluir
  2. O mais importante é que o objetivo foi alcançado, os rapazes participaram com êxito no evento. Com certeza, o aerobarco ficou perfeito. Parabéns! Obra de mestre.

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso! Deu tudo certo no final.
      Valeu, Rosemildo. Obrigado.

      Excluir
  3. Olá Tito!
    Se eu tentasse fazer algo parecido e o modelo começasse a aquecer e deitar fumo, nem me lembraria de um ventilador, jogava era tudo no lixo!...:-))
    Apesar da trabalheira e da urgência em apresentar o aerobarco , este afinal não afundou nem virou fumo negro! :-)
    Muito interessante para mim comentar algo de que não entendo nada, mas aprecio, por um lado a criatividade, por outro lado a sabedoria necessária à resolução das pequenas ou grandes questões técnicas.
    Achei o post muito divertido!
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Laura!
      As vezes é comum que esses pequenos projetos não funcionem corretamente nas primeiras tentativas, e por isso é importante não deixar para a ultima hora. Mas nesse caso conseguimos contornar a situação, e no final as “crianças” puderam participar. Isso que foi legal, e foi divertido também.
      Abraço!

      Excluir
  4. Olá, Tito

    Bom tudo para nós.
    O que trazemos na memória, da velha infância ?
    Também, não sei.
    Portanto estou cá, para desejar um dia agradável, refletindo que, a maior obra do Criador, é você.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jose Maria!
      Com certeza, somos todos nós sim.
      Abraço grande pra você.

      Excluir
  5. Olá, Tito, adoro a arte de criar; seja o que for. Quando colocamos as ideias e o cérebro a funcionar, além de uma ótima terapia, penso que desenvolvemos vários dos nossos sentidos. Inclusive a disciplina. Tem gente com mil aptidões, essa aí só fico olhando, admirando, mas não é para o meu bico! rss
    Abraços, Tito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tais!
      Com certeza terapia deva ser a palavra certa, pois é muito bom para quem desenvolve qualquer processo de criação, quando surge uma ideia nova e também durante o seu desenvolver, mas o mais legal mesmo é quando concluímos essas ideias. Eu mesmo costumo ficar apreciando por longos períodos essas “coisinhas” que faço, e as vezes até me pergunto se fui eu mesmo que fiz, com a ajuda do computador e software claro, não posso querer merecer todos os créditos. rss
      Obrigado e grande abraço.

      Excluir
  6. Olá.Tito.
    Bom tudo.

    Vim, desejar-te, um dia domingo, bem bom.
    Muita Paz. Desejos de alegria. Certeza sim, que independente da tua religiosidade, o Criador, está sempre de plantão, olhando por mim e por ti, e nos convidando, a refletir sempre, que o melhor do mundo, somos nós, os seres humanos. Por isso, somos humanos e, criados, à sua semelhança.
    Dito isto, te convido a vim " cumê' um "manuê" cá no meu blogue.
    Um abraço.

    ResponderExcluir