Seja bem vindo, você também

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Gosto se discute?

Olá, à todos.
Fazendo uma auto análise sobre o meu gosto por música, eu pude perceber que nem sempre as músicas que a maioria das pessoas ouvem, são realmente as que elas de fato gostam. E baseado nessa pequena descoberta que acredito ter feito, resolvi fazer um teste avaliativo afim de poder confirmar ou não o meu ponto de vista. E o teste é bastante simples o qual convido você a participar. Bem, só para exemplificar melhor como cheguei a essa conclusão, eu estou me baseando no jeito como muitas pessoas costumam ouvir músicas nos finais de semanas em seus quintais. Notei que elas sempre as ouvem com um volume acima do necessário para elas próprias, e isso induz a uma psicologia de que na verdade, ao mesmo tempo que elas ouvem suas músicas com o volume máximo, elas também estão tentando se expressar com seus vizinhos, só que de um jeito bem primitivo, é como se quisessem transmitir através dos seus "gostos musicais", um pouco de suas personalidades, faz lembrar certos primatas que se comunicam e demarcam territórios através de gritos. E o mais interessantes, é que mesmo estando sozinhas, ainda assim “arrebentam” com o volume, e consequentemente com seus tímpanos e também dos de quem está por perto, eu mesmo já fiz muito isso (moderadamente claro), que me desculpem os meus vizinhos.
Figuras rítmicas em posições aleatórias
Voltando a falar sobre o teste para saber se as músicas que ouço são mesmo as que eu gosto, o teste é bastante simples, basta você se perguntar, sobre qual música ouviria ou ouve quando está literalmente só, onde apenas você e somente você é capaz de ouvir e ou demonstrar que está ouvindo, visto que em alguns casos, mesmo com fones de ouvido, baixinho, ainda assim é possível escapar um pouquinho de som para quem está perto, e mesmo que nenhum som escape, ainda assim você está passando essa informação, de que ouve alguma coisa. E para entender ainda melhor, se imagine viajando sozinho em seu carro, com os vidros fechados em uma estrada pouco movimentada. - E aí, quais músicas das que estão em seu pen drive, você ouve? – São todas elas, ou você vai pulando várias das que ouviria apenas, quando mais alguém estivesse de carona com você? – E é isso, dependendo da sua resposta, esse deve ser esse o seu gosto musical pessoal, pois o nosso verdadeiro gosto, principalmente musical, é aquele que independe de estarmos nos expressando ou interagindo com alguém, eu acho.
Importante acrescentar que nosso gosto musical, depende muito do nosso estado de espírito, no entanto ele sempre pode variar dependendo de estarmos “acompanhados”, com quem, ou sozinhos.
Nesse post, eu usei apenas as músicas como exemplo, mas muitas coisas que fazemos como as roupas que vestimos, o esporte que gostamos, nossos hábitos alimentares, nossa religião, e até a carreira que “escolhemos” para seguir, está de alguma forma ligados a conceitos que nos foram impostos por interferências relacionadas ao meio em que estamos inseridos e pelas experiências condicionadas às nossas vidas.
Concluindo, acredito que todos nossos gostos são discutíveis sim, e dependendo do tipo desse gosto, é perfeitamente viável a participação de um profissional no assunto afim de que o mudemos para um gosto mais sociável.
A imagem do post, mostrando os símbolos musicais, é o render de uma modelagem 3d e foi feita no Blender.
Bem pessoal, se ainda estiver lendo, isso significa que o texto despertou alguma curiosidade em você, fico muito agradecido e sinta-se a vontade para dar suas opiniões com comentários.
Clique nas imagens para ampliar e espero que gostem e voltem sempre.

10 comentários:

  1. Que belo trabalho Tito, assim colorido...Clave de sol, colcheias, sustenidos, bemóis...Sabe que enfeitaria lindamente uma parede, um quadro desses?
    Quanto ao conteúdo do texto, você está certo em tudo o que disse. Eu, particularmente, amo o silêncio, mas, também gosto quando a chácara vizinha está alugada nos finais de semana e o barulho "come solto", quebrando a quietude. É bom variar um pouco rs. Na verdade, gostamos de impor o nosso gosto musical.
    Tito, beijo e muita paz!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Shirley!
    Quanto a imagem, um dia pretendo profissionalizar esses trabalhos, renderizar com maior resolução e imprimir em papel fotográfico. Com certeza ficará bonito na parede.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Tito, naturalmente eu escolho minhas músicas pelo gênero: clássicas (quando escrevo), apenas instrumentais (no carro, na cidade), MPB em outras ocasiões. Porém o volume é o suficiente para "eu" ouvir, não meu marido que está no gabinete ou outras pessoas por perto. Faço isso porque não gosto de ouvir música alta, música estressante, e certos tipos de músicas que não é bom falar para não ofender ninguém. Me considero equilibrada nesse quesito, pois já entrei em carros de outras pessoas, num horário crítico e tive de ouvir música alta e uma batucada infernal. Quando percebi estava enjoada, com náuseas no carro, rss. Aí pedi para desligar, né?! Adorei o trabalho acima! Estudei piano... recordações...
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tais! Depois que postei o meu texto, vi que esqueci de escrever a palavrinha mágica; "a maioria das pessoas". E também, por ter feito minha pesquisa baseado apenas em mim mesmo, e mesmo eu já tendo superado essa fase, percebo que certos gostos musicais não combinam muito com seus ouvintes quando ultrapassam os decibéis suficientes para elas próprias. De qualquer forma, como já havia postado, não quis alterar e deixei por conta das opiniões de quem quisesse participar, assim como você.
      Abraço e obrigado.

      Excluir
  4. Estimado, Tito.

    O seu texto, prendeu-me a atenção, e por isso li até o fim. Se é que existe fim, em textos reflexivos. Eu, me considero desde já um adolescente " quadrado ". Eu tenho, um calendário musical que sigo sempre.Por exemplo, e quase sempre, aos sábado e domingos, ouço, mais Roberto Carlos. durante a semana, vou de Chico Buarque, e muitas músicas Maranhense ( do Maranhão ). Mas entendo que as pessoas mudam. Assim como diz o poeta, só não muda " poste". Mas, se vacilar, mudamos o poste. Tenho um trivial musical e não fujo muito dele. Chico, Milton, Elis, às vezes, vou até Caetano. Mas, não fujo muito disso. Ah, sim. Na hora de dormir, músicas instrumentais, não suporto ir dormir com musicas vocalizadas. Faz sentido, e muito a sua postagem. Como sempre densa, espalhada, esparramada e muito sábia. Nós, no caso eu, ainda sou adolescente, e daqui, até a idade adulta, certamente muita coisa muda e mudará. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José Maria!
      Vejo que seu gosto musical é bem parecido com o meu. Na verdade gosto de qualquer estilo, desde que não altere meu estado de espírito para baixo. E em razão de ver por uma perspectiva invertida, nem sempre posso compartilhar meu gosto com alguém que esteja a me fazer companhia, pois quando percebo que temos gostos distintos, restam duas opções; a de não ouvir nada, ou a de tentar agradar “fingindo” que estou gostando. E dependendo da companhia, sempre vale a pena esse pequeno sacrifício. rss.
      Valeu pelo comentário e grande abraço.

      Excluir
  5. Oi Tito! Certo dia, estive numa loja para comprar um toca-fitas (som da época para autos), de marca MECA, e, como optei pelo Mequinha, o vendedor me falou que, se eu quisesse, poderia comprar e adicionar ao mesmo, um pré-amplificador, para assim, conseguir um som mais potente. Então lhe respondi que eu estava comprando o som para eu ouvir, e não para os outros ouvirem. Afinal, ninguém é obrigado a gostar daquilo que eu gosto. Eu, particularmente, gosto de todo tipo de música, desde que me acrescente e proporcione algo de bom. Belo texto amigo.

    Abraços e um ótimo domingo para ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosemildo!
      Que bom que comentou, pois os comentários enriquecem o meu entendimento, e o que é mais importante, é que sempre acrescento algo quando respondo esses comentários, como o de que, quando escrevi esse texto, eu estava sob estresse, com os nervos um pouco fora do lugar, por estar ouvindo músicas que não gosto, e em um horário bem inconveniente. Valeu mesmo, e um grande abraço.

      Excluir
  6. ultimamente ando ouvindo com fones mantras hindus, muito hipnóticos!
    muito alegre esta imagem brother!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ricardo!
    Ainda não ouvi os mantras, mas devem ser muito relaxantes!
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir