Há um tempo atrás, quando quase não se falava em meio ambiente, as baterias (pilhas) utilizadas para o funcionamento dos poucos equipamentos eletrônicos que existiam na época, mantinham um padrão universal em praticamente três modelos básicos, pequenas médias e grandes. Essas pilhas independentemente das marcas poderiam se adequar a qualquer tipo de lanterna, rádios, vitrolas, rádios gravadores, calculadoras, e até em buzinas de bicicletas. Isso significava que em qualquer lugar onde estivéssemos e precisássemos de algum dos tipos acima, poderíamos encontrá-las facilmente em qualquer boteco sem precisar necessariamente descartar os objetos inteiros.
Nos dias de hoje, virou modismo um grande falatório em relação ao que é politicamente correto em relação ao meio ambiente, no entanto as soluções apresentadas, quando cumpridas, demoram décadas para serem iniciadas, e seus efeitos demoram mais ainda.
Eu, dentro da minha “insignificância” como cidadão de um mundo tão grande, as vezes me pergunto do porque que marcas conceituadas não tomam a iniciativa de criar um movimento em prol da padronização dos milhares de modelos de baterias hoje utilizadas em inúmeros equipamentos?! – Certamente a resposta à essa pergunta é óbvia, tudo se resume nos lucros, lucros e mais lucros. É muito lógico que quando a bateria do nosso celular perde sua vida útil, é mais barato comprar um outro celular novo e com outra bateria também nova. O problema é, que muitas vezes, é o aparelho que é danificado, e a bateria continua nova mas sem nenhuma utilidade, nem mesmo serve naquele aparelho que abandonamos na gaveta apenas porque ganhamos um novo, e que sua bateria não carrega mais. Muitas vezes alguns aparelhos estão tão bem conservados e funcionando que dá pena jogar fora, e nem podemos doar já que é inviável a compra de uma nova bateria.
Como podem ver, eu só citei os celulares, mas existem uma infinidade de equipamentos: computadores, tabletes, luminárias de emergência, lanternas, etc.
Só para finalizar, quero dizer que não sou do tipo retrogrado, mas o meio ambiente é o nosso quintal, e com alguns modelos padrões limitados da produção dessas baterias, com certeza conseguiríamos uma redução significativa desse lixo que no meu ponto de vista é um dos mais insalubres.
A imagem do post, é uma modelagem 3d e foi toda produzida no Blender.
Por enquanto é só. Grato pela visita, e espero que gostem.
Clique nas imagens para ampliar, e sintam-se a vontade para opinar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário