Seja bem vindo, você também

sábado, 14 de junho de 2014

Baterias e o meio ambiente

Olá, ...

Há um tempo atrás, quando quase não se falava em meio ambiente, as baterias (pilhas) utilizadas para o funcionamento dos poucos equipamentos eletrônicos que existiam na época, mantinham um padrão universal em praticamente três modelos básicos, pequenas médias e grandes. Essas pilhas independentemente das marcas poderiam se adequar a qualquer tipo de lanterna, rádios, vitrolas, rádios gravadores, calculadoras, e até em buzinas de bicicletas. Isso significava que em qualquer lugar onde estivéssemos e precisássemos de algum dos tipos acima, poderíamos encontrá-las facilmente em qualquer boteco sem precisar necessariamente descartar os objetos inteiros.
Nos dias de hoje, virou modismo um grande falatório em relação ao que é politicamente correto em relação ao meio ambiente, no entanto as soluções apresentadas, quando cumpridas, demoram décadas para serem iniciadas, e seus efeitos demoram mais ainda.
Pilhas no chão
Eu, dentro da minha “insignificância” como cidadão de um mundo tão grande, as vezes me pergunto do porque que marcas conceituadas não tomam a iniciativa de criar um movimento em prol da padronização dos milhares de modelos de baterias hoje utilizadas em inúmeros equipamentos?! – Certamente a resposta à essa pergunta é óbvia, tudo se resume nos lucros, lucros e mais lucros. É muito lógico que quando a bateria do nosso celular perde sua vida útil, é mais barato comprar um outro celular novo e com outra bateria também nova. O problema é, que muitas vezes, é o aparelho que é danificado, e a bateria continua nova mas sem nenhuma utilidade, nem mesmo serve naquele aparelho que abandonamos na gaveta apenas porque ganhamos um novo, e que sua bateria não carrega mais. Muitas vezes alguns aparelhos estão tão bem conservados e funcionando que dá pena jogar fora, e nem podemos doar já que é inviável a compra de uma nova bateria.
Como podem ver, eu só citei os celulares, mas existem uma infinidade de equipamentos: computadores, tabletes, luminárias de emergência, lanternas, etc.
Só para finalizar, quero dizer que não sou do tipo retrogrado, mas o meio ambiente é o nosso quintal, e com alguns modelos padrões limitados da produção dessas baterias, com certeza conseguiríamos uma redução significativa desse lixo que no meu ponto de vista é um dos mais insalubres.
A imagem do post, é uma modelagem 3d e foi toda produzida no Blender.
Por enquanto é só. Grato pela visita, e espero que gostem.
Clique nas imagens para ampliar, e sintam-se a vontade para opinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário