Seja bem vindo, você também

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Microscópio com luz natural

Olá,...

Essa postagem é uma “continuação” de uma anterior desse blog.
Nessa imagem eu complementei alguns objetos ao microscópio, onde tentei reproduzir um ambiente bem próximo do real, de técnicas de diagnóstico de malária nas décadas de 80, que eram utilizadas na amazônia.
Os microscópios dessa época eram bem menos acessíveis, em termo de preços do que nos dias de hoje, e como na maioria dos municípios não havia energia elétrica permanente, esses microscópios eram utilizados com adaptações feita com lâmpadas incandescentes comuns instaladas verticalmente na bancada, como mostra a imagem. A lâmpada era envolta a uma pantalha com um furo de tamanho suficiente que permitia apenas a passagem da luz necessária para a iluminação. Antes de chegar ao espelho a luz atravessava um balão com solução de luz do dia, o qual tinha um lado fosco, e servia tanto para colimar os raios luminosos, como também para filtrá-los. Após a passagem pelo balão, a luz era refletida e direcionada pelo espelho em um ângulo de 90 graus, para cima, iluminando o material, e assim se fazia a leitura da mesma.
Microscópio com espelho em frente uma janela aberta
Esse método citado acima, era muito eficiente, mas no caso desse recurso por algum motivo não funcionar, era usada a iluminação natural. Nesse caso (iluminação natura) era preciso movimentar o espelho em direção a uma nuvem branca, captar o seu reflexo, direcioná-lo corretamente para cima, e fazendo assim a leitura do material. Essa técnica também funcionava muito bem, o único problema é que as nuvens se movimentam, e nem sempre apareciam quando se precisava delas. Então como um terceiro recurso, era usado uma cartolina branca em um local fixo, como mostra a imagem. Nesse caso a  cartolina tinha que ser atingida pelo sol, e num ângulo estratégico refletia em direção ao espelho, e... nem é preciso dizer, que, assim como a imagem mostra, isso só era possível em algumas horas do dia, pois assim que a sombra do telhado cobria a cartolina não dava para ver mais nada.
Essas técnicas ainda podem ser utilizadas em equipamentos com defeitos elétricos.
A imagem, baseada em ambiente real, é uma modelagem 3d e foi produzida no Blender.
Por enquanto é só, clique nas imagens para ampliar, e espero que gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário